Os três partidos têm trabalhado em conjunto no Congresso em oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio de comunicado, os partidos informaram que tentarão conquistar o apoio do PV e do PMDB, partidos que atualmente integram a base aliada do governo.
"O primeiro passo é dar forma ao que já vinha acontecendo para que a coisa saia do Congresso e as bases entrem nesse movimento", disse à Reuters o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).
O pacto vai além da disputa pela Presidência da República. "O importante é que a gente possa construir em cada Estado a candidatura do melhor nome entre os três partidos", complementou o democrata.
O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), concordou. Para o tucano, a adesão dos filiados das três legendas é essencial para que o projeto ganhe musculatura política. "É preciso primeiro harmonizar os partidos nos vários Estados para então fazer uma ampliação", afirmou o senador à Reuters.
Os partidos evitarão, por enquanto, a discussão dos nomes dos possíveis candidatos à Presidência. Para Guerra, esse debate não terá início "tão cedo".
"Nós sabemos quem tem condição eleitoral. Não é hora de mexer nisso neste momento", complementou Maia.
Os principais nomes do bloco para a disputa são os governadores de São Paulo, José Serra, e Minas Gerais, Aécio Neves, ambos do PSDB.
Os presidentes dos três partidos decidiram também que convocarão para a segunda quinzena de fevereiro uma reunião com seus prefeitos, governadores e parlamentares para discutir as diretrizes e estratégias do que chamaram de "Bloco Democrático-Reformista".
(Reportagem de Fernando Exman)
Minha opinião
Enquanto isso o governador "TESE", o Aécio, dedica-se a descobrir as virtudes do governo... LULA. É isso mesmo, como podem ler no post abaixo, Aécio voltou a carga com a "TESE" do "pós-Lula". O moço, agora, quer unir as virtudes do governo Lula e criar "o novo". Que bicho feio deve ter essa criatura, heim? Ainda bem que nem toda "TESE" vinga, né?
Opinião do Leitor, Edinei:
O Aecio fez aliancas promiscuas, levou um suadouro dos mineiros para eleger a "TESE". Eleita, mais chamuscada, para nao dizer queimada, ele esqueceu a "TESE". Em viagem a Brasilia pos a falar mal "disso que esta ai"(entenda-se governo petista). Em contrapartida em SP, Serra amarrava DEM E PMDB de uma unica cartada. Agora em Minas, o que sobrou da tese, sao estas afirmacoes, de "juntar o bom do governo Lula". Do Aecio nao me interessa mais nada, sou mineiro e ele perdeu feio pro Serra, saiu queimado, e JAMAIS tera meu voto.
Um comentário:
Me é um doce alento ver os partidos de oposição unindo-se para sairem fortaleicidos nas eleições de 2010; a cada notícia do estilo eu vejo maiores probabilidades de vitória da oposição e finalmente(!) mudança no comando da nação. Chega de vergonha! chega de avacalhação! chega de "sifu" !
Vão tocar fogo no país! olha só o que fizeram nas eleições municipais de SP... será a hora de mantermos firmes!
Durmo tranquilo com notícias como essa.
Postar um comentário