sexta-feira, 3 de abril de 2009

Temer defende proposta que aumenta número de deputados


Por GABRIELA GUERREIRO, da Folha Online, em Brasília:
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), defendeu nesta quarta-feira a PEC (proposta de emenda constitucional) aprovada hoje pelo Senado que aumenta o número de deputados federais --com vagas que serão preenchidas pela escolha de brasileiros que vivem no exterior. Temer classificou a proposta de "razoável" ao afirmar que não vai trazer prejuízos aos cofres públicos.
"Estou imaginando que sejam pouquíssimos representantes em face da significação dessa representação. Se for um pequeno número [de deputados], deve ser o mínimo para fazer essa interlocução. Eu não creio que seja oneroso para os cofres públicos", afirmou.
Temer disse que a Câmara vai analisar a PEC detalhadamente, mas não considera a proposta inadequada em meio à crise econômica internacional. "Eu acho uma coisa útil porque é a representação de quem está mais vinculado à atuação e aos sentimentos dos que estão fora do país. Nós temos hoje, por exemplo, o parlamento do Mercosul que representa o sentimento dos países integrantes do Mercosul. Volto a dizer que acho mais que razoável", disse.
Segundo a PEC, os novos congressistas serão eleitos por brasileiros que vivem no exterior para representá-los no Legislativo. Atualmente, os residentes fora do país só podem votar para presidente da República.

Nenhum comentário: