Isto é incrível e só explicável pela falta de magnetismo pessoal da ex-guerrilheira. A Dama de ferro está em campanha há pelo menos 2 anos ininterrupto. A sua doença de câncer ao contrário de fazê-la recuar um pouco foi apenas mais um instrumento do marketing petralha, para supostamente, "humanizá-la".
domingo, 28 de fevereiro de 2010
COMO É QUE A DILMA NÃO PASSOU SERRA, E AINDA NEM EMPATOU?
Isto é incrível e só explicável pela falta de magnetismo pessoal da ex-guerrilheira. A Dama de ferro está em campanha há pelo menos 2 anos ininterrupto. A sua doença de câncer ao contrário de fazê-la recuar um pouco foi apenas mais um instrumento do marketing petralha, para supostamente, "humanizá-la".
sábado, 27 de fevereiro de 2010
PESQUISA DATAFOLHA PARA PRESIDENTE 2010, DILMA ENCOSTA EM SERRA
Primeiro turno
Serra - 32% (37%)
Dilma - 28% (23%)
Ciro - 13% (12%)
Marina - 8% (8%)
Segundo turno
Serra - 45%
Dilma - 41%
ELEIÇÃO GOVERNO DE MINAS 2010: FERNANDO PIMENTEL AJUDOU A FINANCIAR MENSALÃO DO PT COM DINHEIRO DE BELO HORIZONTE, DIZ REVISTA
BRASÍLIA (Reuters) - O processo que investiga o mensalão do PT pelo Supremo Tribunal Federal inclui o nome de Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, apontado como um dos operadores de remessa ilegal de recursos para o exterior. A informação é da revista IstoÉ que chegou às bancas nesta sexta-feira.
A revista afirma que teve acesso ao processo judicial com 69 mil páginas contendo laudos sigilosos da Polícia Federal, relatórios reservados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), pareceres da Receita Federal e outras representações criminais que tramitam sob segredo de Justiça em vários Estados.
Fernando Pimentel, um dos prováveis coordenadores da campanha presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), é citado pela revista como participante das investigações do escândalo que veio a público em 2005.
Ele é apontado no processo, segundo a IstoÉ, como um dos operadores de remessa ilegal de recursos para o exterior depois usados para pagamentos de dívidas do PT com o publicitário Duda Mendonça.
A origem desses recursos, de acordo com denúncia do Ministério Público de Minas Gerais citada na reportagem, está em um contrato superfaturado da prefeitura de Belo Horizonte feito durante a gestão de Pimentel.
A revista também indica a suposta presença de recursos públicos no esquema de compra de votos pelo partido. De acordo com a reportagem, o processo traz depoimentos que comprovariam o desvio de recursos da verba publicitária do Banco do Brasil para o PT.
Em outro caso, de acordo com a reportagem, as investigações apontam que houve o envio pela cúpula nacional do PT de 1 milhão de reais não contabilizados à Executiva Regional da sigla do Rio Grande do Sul. O dinheiro teria sido usado para pagar dívidas do Fórum Social Mundial, evento organizado por entidades e partidos de esquerda para se contrapor ao Fórum Econômico Mundial realizado na Suíça.
A reportagem traz também trechos de depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do vice-presidente José Alencar e dos ex-ministros do governo Lula Walfrido dos Mares Guia (Turismo), Aldo Rebelo (Articulação Política) e Márcio Thomaz Bastos (Justiça).
Fernando Henrique elogia o deputado cassado Roberto Jefferson (PTB), autor das denúncias sobre o mensalão. Alencar nega que sabia do uso de recursos irregulares na campanha presidencial de 2002.
Já os ex-ministros teriam confirmado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria tomado conhecimento do suposto esquema de compra de apoio político em conversa com Roberto Jefferson.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
DANO MATERIAL: EM 6 DIAS. E EM 6 MESES?
Vejam a diferença que faz 6 dias: sábado eu estive no bairro Verde Vale fotografei este cano de água exposto, hoje, eu voltei ele estava estourado jorrando água em grande volume, como se vê no pequeno filme após a foto. Agora, imagine os prejuízos com 6 meses de obras paralisadas.
Sábado este cano estava normal
Hoje, ele já estava estourado
Jornal Sete Dias classifica de "DENÚNCIA GRAVE", as suspeitas sobre o PAC de Sete Lagoas
NOVIDADES
MORADORES DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO ESTÃO RECEBENDO ÁGUA SUJA
Há cerca de 20 dias a empregada de Maurílio Domício Moreira, morador do bairro Santo Antônio, tomou um susto ao ver a cor escura da água que saía das torneiras da casa. Maurílio conta que com o passar dos dias a água, que hoje ele guarda em baldes e garrafas, chegou a ficar com barro. “Tivemos que comprar água para beber porque a que saía do cano estava totalmente suja”, relembra. Preocupado, o morador procurou saber dos demais vizinhos se eles estavam com o mesmo problema e descobriu que boa parte dos moradores também estava recebendo água suja.
Maurílio diz que após a constatação do problema, ligou diversas vezes para o Saae, mas, em nenhuma das vezes recebeu uma resposta sobre a mudança da qualidade da água. “Teve uma vez que veio um pessoal sem crachá de identificação dizendo que era do Saae, mas, como é que a gente deixa entrar esse pessoal sem identificação, assim fica complicado”, comenta.
O comerciante Álvaro Ferreira teve o mesmo problema. “Só que não posso ficar comprando água, então o pessoal aqui de casa está usando a água neste estado mesmo”, relata. Ele acrescenta que sua esposa chegou a achar que era caixa d´’água suja, mas o problema era mesmo a água. Assim como o vizinho, Álvaro chegou a reclamar da qualidade do serviço prestado, mas não obteve resposta. Leia mais
SERÁ QUE O PREFEITO MAROCA DESCOBRIU, AGORA, QUE CIDADE ADMINISTRA HOJE
PS.: Obrigado Marcelo da Cooperseltta, com o gesto de atenção ontem no final do evento, ele sabe do que falo!
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Está bombando!!!
RESPONDO
"É... Leonardo estou vendo você agora está defendendo é o saae, você é um vira folha, hoje torce para o Cruzeiro, amanhã para o Atletico."
Vou ser um tanto, como direi?, profundo nesse paragráfo, não estranhe. Adiante. O leitor aí sabe mesmo muito pouco sobre mim e falo do conhecimento de meus princípios e valores. E, neste caso, sobre a minha posição técnica-administrativa para a cidade que não é volúvel, efêmero, mas sim estudada em profundidade, considerando hipóteses, variáveis e precedida de um diagnóstico para se chegar a uma conclusão. No caso do SAAE, por exemplo, se ele tivesse feito do dever de casa nas três últimas décadas e fosse uma autarquia competente eu poderia, vejam só, continuar considerando que o melhor era que a operação de saneamento da cidade fosse executada, ainda sim, por uma empresa especialista só no negócio saneamento, aí poderia, quem sabe não ter uma preferência entre uma estatal tipo Copasa ou uma, sei lá, uma empresa privada. Ou não, neste cenário imaginado de uma autarquia competente defender com unhas e dentes a manuntenção da prestação de serviços por esta . Tudo dependeria do processo de análise acima, mais a visão de futuro para cidade e outras variáveis que hovesse.
Ops!, como disse fui um tanto técnico, mas não tinha outro jeito, senão era cair no simplismo fácil equivocado que vemos por aí. Mas vamos a questão específica colocada se eu mudei de posição: de Copasa para SAAE. Não eu não mudei, defendo neste instante a vinda da estatal mineira, assim como defendo há pelo menos uns 12 anos, ou seja, quando cheguei a conclusão sobre o saneamento em Sete Lagoas. Nesta questão posta da greve, o que eu defendo é causa dos funcionários do SAAE, não é nem os funcionários do SAAE.
Eles não precisam de tutela minha, de vereador e nenhum oportunista, quanto mais de um sindicato, são pessoas que tem autodeterminação, consciência própria e sabem defender a si e seus interesses. Eu defendo a causa deles e não eles como fez muito no passado alguns oportunistas como o vereador populista e hoje o aliado de Maroca responsável em boa parte por tudo que está acontecendo em Sete Lagoas, o Duílio de Castro (PMN). Eu defendo é fortalecimento e crescimento deles profissionais como seres humanos, para que eles possam vencer e não serem tapeados pelo partenalismo e tutela trapaceira de ninguém, seja um vereador ou até mesmo um sindicato qualquer. Sim, sim, sempre podemos contar com parcerias, mas não devemos nos deixar tutelar: numa relação temos que ser indivíduos autônomos e unidos em nossas causas comuns.
Mas concluíndo, nessa luta específica dos profissionais do SAAE quero e vou lutar junto com eles porque estou certo de que a melhor condição de trabalho para eles significa um ganho para a população demandante do serviço saneamento: o povo de Sete Lagoas de todos os lugares e classes sociais. Dentro do que isso seja possível numa organização com estrutura precária como o SAAE e com uma infraestrutura africana de saneamento que Sete Lagoas, por décadas de falta de investimento.
GREVE DO SAAE 1 - MOVIMENTO GANHA FORÇA E FAZ TREMER A ADMINISTRAÇÃO MAROCA - LUTA FOI LEGÍTIMA E VITORIOSA
Tudo isso tem dois responsáveis diretos: Senhor Mário Márcio Campolina Paiva e o Senhor Ronaldo Andrade, que não tiveram competência para lidar com os trabalhadores e buscando o caminho do subterfúgio, com desculpas esfarrapadas. O protesto que teve grande presença da Polícia Militar acabou há poucos instantes, em paz. Foi uma vitória dos trabalhadores e das trabalhadoras. Senti orgulho de cada homem e mulher que participou da luta. Vocês estão de parabéns, deram uma domonstração de força, de coragem e de civilidade. Só não se deixem ser intrumentos da CUT-PT para seus interesses políticos nacionais, porque vocês são autônomos e podem conseguir vencer sem a tutela de ninguém. Claro, claro, isso não significa que não possa existir uma colaboração produtiva.
Bem, o que eu quero dizer é que essa vitória é da união, mas é sobretudo da coragem de cada indivíduo que não se deixa manipular, mas aceita a colaboração. Nesse sentido, quero lhes agradecer a acolhida e a amizade. Contém comigo para melhorar a condição do cliente interno (Vocês) e me ajudem na luta da condição do cliente externo (O Consumidor), essa parceria rende bons frutos a todos, ou seja, à cidade porque você, também servidor do SAAE é consumidor de saneamento.
Estas são as minhas primeiras palavras de um dia que vai entrar na história como o marco da transformação na luta do trabalhador. Então, servidor do SAAE desfrute desta vitória que é sua.
Eu só queria dizer que me orgulho de estar ao seu lado servidor e poder dizer, depois de um dia juntos, Parabéns para você!
FUNCIONÁRIOS DO SAAE LUTANDO TAMBÉM POR VOCÊ CONSUMIDOR: ESSE MOVIMENTO MERECE O APOIO DA COMUNIDADE SETELAGOANA
O movimento dos funcionários do SAAE liderando pelo Sindágua (Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Minas Gerais) conseguiu mobilizar grande número de servidores da autarquia neste dia de hoje. Os trabalhadores exigem entre outras coisas o pagamento de pelo menos o salário mínimo nacional como piso. Alguém pode contestar essa reivindicação?
Convenhamos senhores, é impossível, não? Você trabalharia por menos do mínimo salário brasileiro? Creio que não. Assim, esse movimento tem o meu respeito e apoio, sobretudo, porque ele está respeitando a escala mínima trabalho para garantir o atendimento de urgência, por exemplo. E o sindicalista Nascimento do Sindágua passou a cobrar também como pauta um serviço de qualidade a população, que não é fornecido hoje pela autarquia. Autarquia que não atende direito os seus clientes internos, não é mesmo prefeito?
Justiça de MG aceita denúncia contra 11 no mensalão tucano
Entre os réus estão o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza
Por Eduardo Kattah, de O Estado de S.Paulo:
BELO HORIZONTE - A juíza Neide da Silva Martins, titular da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, recebeu parcialmente denúncia contra o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e outros nove acusados no inquérito do mensalão mineiro.
O ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) já é réu no STF por suspeita de envolvimento com crimes de peculato (uso de cargo público em benefício próprio) e lavagem de dinheiro, no suposto esquema de desvio de recursos públicos durante a campanha de 1998 ao governo do Estado - também conhecido como mensalão tucano
Onze dos 14 denunciados pelo ex-procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, responderão na Justiça Estadual pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Além de Walfrido e Valério, são réus também o ex-vice-governador de Minas, Clésio Andrade, Cláudio Mourão, Ramon Hollerbach Cardoso, Cristiano de Melo Paz, Eduardo Guedes Neto, Fernando Moreira Soares, Lauro Wilson de Lima Filho, Renato Caporali Cordeiro e José Afonso Bicalho Beltrão da Silva. A magistrada determinou a citação de todos.
O processo contra o ex-governador de Minas e atual senador Eduardo Azeredo (PSDB) tramitará no Supremo Tribunal Federal (STF), em virtude da prerrogativa de função. Em maio de 2009, o relator do processo no STF, ministro Joaquim Barbosa, ordenou o desmembramento do processo, determinando que todos, exceto Eduardo Azeredo, respondessem aos crimes na Justiça Federal de primeira Instância.
A juíza deixou de receber a denúncia contra apenas três acusados restantes, acatando recomendação do Ministério Público: Sylvio Romero, Eduardo Mudim e Jair Alonso de Oliveira. Em seu despacho, a juíza Neide Martins, afirmou não haver "elementos suficientes para sustentar a imputação a eles formulada".
O SAAE DE ESTÁ DE GREVE E O MOVIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS ESTÁ DE PARABÉNS
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
QUE SEJA BEM-VINDA A COMISSÃO ESPECIAL DE FISCALIZAÇÃO DO PAC EM SETE LAGOAS: O POVO AGRADECE
As casas
SOBRE A COMISSÃO, O COMENTÁRIO E A MINHA "EMENDA" VEM DEPOIS
Na próxima terça-feira, dia 02 de março, o Vereador Dr. Caio Dutra vai requerer seja nomeada Comissão Especial para apurar denúncias recebidas por ele e lidas no plenário na última terça-feira, dia 23 de fevereiro.
As denúncias são de obras realizadas no Craman e coloca em dúvidas medições da Construtora Prefisan sobre obras do Pac, realizadas por funcionários da Prefeitura Municipal.
PAC SETE LAGOAS VAI SER INVESTIGADO
LUCRO ESTRATOSFÉRICO; OU, QUERO A COMPROVAÇÃO DE DESPESA DE R$ 252.640,00
Quer dizer, "a empresa vencedora do certame apresentou, rigorosamente, os mesmos preços oferecidos em licitação realizada na gestão anterior, em 2008, para o Restaurante Popular, e que vem sendo praticados nos últimos dois anos, mesmo tendo que, adicionalmente, custear a reforma acima mencionada", diz a nota da prefeitura.
Pois bem, sendo assim eu quero a comprovação dessa despesa feita por essa empresa particular que, por óbvio, vai comprar a preço de mercado os produtos e serviços necessários, não é mesmo? Quanto ao que diz também a nota no item 3:
"3) Diferentemente do que tem sido divulgado na imprensa local, as obras exigidas pela Vigilância Sanitária não se constituem em obras de pequeno porte" a relação de ações proposta pela Vigilância são estas:
- Instalar mola e tela núlirnétrica na porta de acesso da área de manipulação;
- Instalar tela milimétrica nas aberturas e janelas da área de manipulação, despensa;
- Corrigir o escoamento de água (instalar ralo ou grelha) do piso da área de lavagem de vasilhames);
- Instalar lavatórios para higienização das mãos na área de manipulação em locais estratégicos;
- Providenciar suporte para panelas;
- Providenciar sabão líquido e papel toalha no lavatório próximo ao vestiário de funcionários;
- Instalar tanque apropriado para lavagem de bandejas;
- Instalar bancadas para acondicionamento das bandejas;
- Fechar (vidro) a comunicação entre a sala de nutrição e a área dc manipulação:
- Providenciar armários para guarda de pertence de funcionários no vestiário;
- Instalar cobertura na área de carga e descarga;
- Isolar pátio de serviço (muro);
- Instalar barreira entre a área de distribuição e o refeitório;
- Apresentar carteira de saúde atualizada dos funcionários;
- Consertar e pintar armário para guarda de pertences dos funcionários;
- Instalar tampas rotatórias nos ralos;
- Substituir suportes das geladeiras por outro de material adequado;
- Sinalizar e proteger adequadamente as saídas de gás e energia dos fogões e geladeiras:
- Instalar tampas nas caixas e passagem de fiação (energia elétrica) da cozinha e do banheiro feminino;
- Consertar piso da área de manipulação;
- Instalar vidro najanela da área de preparo de talheres e guarda de bandejas;
- Substituir sifões estragados das pias da área de manipulação, lavagem de utensílios , lavatórios do banheiro da sala de nutrição e vestiário funcionários;
- Substituir bancada entre a área de manipulação e a área de recebimento de produtos;
- Substituir torneiras e bojos das pias da área da manipulação por outras de dimensionamento e funcionamento adequado ao uso;
- Substituir maçanetas dos vestiários de funcionários;
- Substituir tanque quebrado e vazamento na tubulação de água da área de pré-higienização;
- Consertar e telar janela da despensa;
- Substituir pallets usados na despensa por outros de dimensionamento que permita a limpeza do piso;
- Consertar vazamento do reservatório de água;
- Substituir lixeiras de refeitório por outras com tampa e pedal de acionamento;
- Instalar papel toalha em altura adequada para uso de portadores de deficiência no banheiro público Pátio de serviço (não existe uma barreira física entre o estacionamento/rua e a área usada para serviços);feminino;
- Pintar prateleiras;
- Limpeza dos ventiladores.
Isso custa um quarto de milhão de reais? Quero ver as notas. Haverá outras interveções quero ver o projeto e as notas. Eita negócio lucrativo esse tal de Restaurante Popular, não?
Dissidente cubano diz que Lula é cúmplice de violação de direitos humanos
da Efe, no Rio de Janeiro
da Folha Online
O dissidente cubano Oswaldo Payá, líder do Movimento Cristão de Libertação, afirmou nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cúmplice das violações dos direitos humanos no país caribenho, em meio à visita do brasileiro ao país e à morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, após 85 dias em greve de fome.
"Respeitamos e amamos o povo brasileiro, mas o governo Lula não deu nenhuma palavra de solidariedade para com os direitos humanos em Cuba. Tem sido um verdadeiro cúmplice da violação dos direitos humanos em Cuba", disse Payá, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal "O Globo".
Assim como nas três visitas oficiais a Cuba, Lula não se reunirá com a oposição durante a viagem.
"Já não esperamos e nem queremos esperar nada dele", continuou Payá, uma das principais vozes do movimento dissidente cubano e vencedor do Prêmio Sajarov, do Parlamento Europeu, em 2002. Mais
VAI, LULA, SENTIR O CHEIRO FRESCO DO CADÁVER!
Por Reinaldo Azevedo:
Lula viajou a Cuba. No dia da morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, que estava em greve de fome desde 3 de dezembro. O presidente brasileiro pode sentir o cheiro fresco do cadáver.
A Anistia Internacional conseguiu comprovar a existência de 67 prisioneiros de consciência em Cuba — isto é, gente que está na cadeia só por discordar do regime. Os que combatem a tirania dos irmãos Castro dizem que passam de 200.
Tamayo, que lutava por direitos humanos, foi detido em março de 2003, durante a chamada Primavera Negra, quando Fidel Castro ordenou a prisão de 75 dissidentes — 27 jornalistas entre eles. As condenações variavam de 14 a 27 anos. Tamayo foi tendo ampliada a sua pena, que já passava de 30 anos.
Seu crime? Nenhum! Em outubro de 2009, ele foi espancado por policiais na prisão de Holguín. Teve de se submeter a uma cirurgia na cabeça em decorrência dos ferimentos. No dia 3 de dezembro, deu início à greve de fome e foi transferido para uma prisão ainda mais rigorosa.
Os dissidentes cubanos afirmam que o major Filiberto Hernández Luis lhe negou mesmo a água durante dias seguidos, o que levou seus rins ao colapso. Só foi enviado ao hospital em meados de janeiro, e dali para outro hospital, só que este no presídio Combinado del Este, em Havana, sem a menor condição técnica de tratamento. Morreu. Não! Foi assassinado.
Dissidentes cubanos chegaram a enviar mensagens a Lula, pedindo que intercedesse em favor de Tamayo. Tudo em vão. No Congresso do PT, Dilma Rousseff fez uma conferencia fechada a esquerdistas de varias ditaduras — cubanos entre eles. No mesmo congresso, fez uma homenagem a pessoas que, a exemplo dela, participaram de movimentos terroristas no Brasil. Disse que lutavam pela… democracia!!!
Tamayo, sim, lutava pela democracia! Está morto. Lula e Marco Aurélio Top Top Garcia abraçam seus assassinos.
A SOCIEDADE QUER SABER: A EXPLICAÇÃO FOI COISA COMBINADA DEPUTADO?
Se a justificativa do "Dr. Guaraci" que o Deputado Federal Márcio Reinaldo (PP) se fez portador e contém nela a confissão da suspeita do desvio de dinheiro, ou seja, ainda que não houvesse a entrevista do encarregado ali, naquele texto oficial do deputado federal, já está a autorevelação de uma escandalosa suspeita corrupção em Sete Lagoas.
Bem, diante disso o congressista, homem público, Márcio Reinaldo, tem que se posicionar ou tem-se a suspeita de que ele não foi apenas o portador de uma confissão, mas fez parte da formulação daquela explicação autodenunciadora. Ele tem que ir além de um pronunciamento de que foi só porta voz, ele tem exigir uma explicação já do Governo Maroca sobre as suspeitas, de novo, CONTIDAS ALÍ, porque no mínimo ele foi uma vítima útil e ingénua para o Governo Maroca.
A sociedade sete-lagoana está aguardando uma posição do Sr. Dep. Márcio Reinaldo (PP).
MEMORANDO DA VIGILÂNCIA MOSTRA QUE GOVERNO MAROCA MENTIU PARA FECHAR RESTAURANTE DO TRABALHADOR; E A VIGILÂNCIA SANITÂRIA DE SL ME DEVE UMA RETRATAÇÃO URGÊNTE
NO TRECHO DA NOTA A PREFEITURA DIZ QUE AS "ADPTAÇÕES E REPAROS" NO RESTAURANTE "DETERMINOU O SEU FECHAMENTO" EXIGÊNCIA DA VIGILÂNCIA VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL, ENQUANTO O MEMORANDO DA VIGILÂNICA DIZ O OPOSTO: "O ALMOÇO SERÁ SERVIDO NORMALMENTE SEM PREJUÍZO PARA NINGUÉM". O FECHAMENTO QUE IRIA ACONTECER ERA APENAS DA "ÁREA A SER REFORMADA". MAS O MELHOR VEM AGORA
VEJAM QUE IRONIA A VIGILÂNCIA FEZ O TEXTO E ENVIOU A PREFEITURA EXIGINDO UMA RETRATAÇÃO MINHA PARA A SEGUINTE AFIRMAÇÃO. "Em 29 de setembro de 2009 o Sr. Leonardo Barros, documento em anexo, divulgou através de seu blog que 'A Vigilância Sanitária faz a primeira tentativa de fechar o restaurante popular, quando será a próxima?' (...) "Portanto solicitamos que os responsáveis pelas reportagens acima citadas se retratem perante à população e ao Departamento de Vigilância Sanitária, uma vez que, as informações apresentadas não condizem coma realidade (...)" Mal sabia a Vigilância Sanitáira que quando eu fazia essa afirmação tinha o conhecimento de como essa gente age e qual é a são as suas intenções e que eu estava antecipando o viria acontecer, ou seja, o Governo Maroca usaria a Vigilânia para fechar o restaurante popular. PORTANTO, NÃO ERA PREMONIÇÃO OU CHUTOMETRO, MAS O CONHECIMENTO DA NATUREZA NEFASTA DESSA GENTE XENÓFOBA QUE ESTÁ NO PODER.
ASSIM, SOU QUE EXIGO DA VIGILÂNCIA UMA RETRATAÇÃO NESTES TERMOS: "SR. LEONARDO BARROS BEM QUE VOCÊ AVISOU, ESTA VIGILÂNCIA SANTITÁRIA MUNICIPAL IRIA FECHAR O RESTAURANTE POPULAR E NÓS INGENUAMENTE NÃO SABIÁMOS QUE SERIÁMOS OS RESPONSÁVEIS, PELO MENOS PARA A OPINIÃO PÚBLICA. NOS DESCULPE LEONARDO BARROS VOCÊ ESTAVA CERTO E QUEM AFIRMA ISSO É A PREFEITURA QUE DIZ QUE' O Restaurante do Trabalhador foi fechado por exigência da Vigilância Sanitária Municipal'" ESTOU AGUARDANDO ANCIOSAMENTE O ESCLARECIMENTO, SRA. MARILENE MARTINS SILVA BICALHO LOPES. QUE VERGONHA EM MINHA SENHORA???!!!
A SEGUIR O TEXTO DA PREFEITURA E DEPOIS O DA VILÂNCIA DESMENTINDO-O:
A propósito do fechamento temporário do Restaurante do Trabalhador, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas vem prestar os seguintes esclarecimentos:
1) O Restaurante do Trabalhador foi fechado por exigência da Vigilância Sanitária Municipal.
2) De acordo com esse órgão, adaptações e reparos não executados nos últimos anos levaram a condições sanitárias impróprias para o atendimento seguro à população sete-lagoana, o que determinou o seu fechamento;
AGORA O QUE DIZ VILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL:
No último final de semana o Jornal Sete Dias também referenciou o trabalho deste departamento.
Acerca da situação apresentada, fazemos as seguintes
considerações:
- Que pelo fato da empresa vender, manipular alimentos, é considerada de acordo com o Código do Município, Lei complementar 069/2002, “estabelecimento de serviço de interesse da saúde”, estando portanto, sujeito ao controle sanitário e às determinações sanitárias vigentes e outras, destinadas a promover, proteger e preservar à saúde;
- Que em momento algum a Vigilância Sanitária através de seu Relatório Técnico de Inspeção citou ou determinou à interdição do Restaurante do Trabalhador 1;
Que desde a data 06 junho de 2005, documento em anexo, estamos negociando com Secretaria responsável pelo Restaurante, a manutenção e reforma do mesmo, tendo em vista que a empresa terceirizada estava de acordo com as normas e legislações sanitárias, porém não possuía o Alvará Sanitário devido as irregularidades de infra estrutura;
—. Que a Vigilância Sanitária independente do fato do serviço ser prestado pelo órgão privado ou público, visa sempre a saúde e a proteção do trabalhador;
- Que para a reforma de qualquer estabelecimento que manipula alimentos a “área a ser reformada deverá ser “fechada temporariamente” para que não ofereça risco ao consumidor;
- Que o prefeito em exercício ao contrário do que diz o Sr. Leonardo Barros, foi o único que preocupou e resolveu realizar melhorias no citado estabelecimento;
- Que em momento algum a população será prejudicada pois o almoço será servido normalmente sem prejuízo para ninguém.
Portanto solicitamos que os responsáveis pelas reportagens acima citadas se retratem perante à população e ao Departamento de Vigilância Sanitária, uma vez que, as informações apresentadas não condizem coma realidade, pois durante todo o processo de adequações, os técnicos Vigilância Sanitária se fizeram presentes para garantir a segurança dos usuários, e que o nosso objetivo é a educação, a promoção e a proteção de nossa comunidade.
Marilene Martins Silva Bicalho Lopes
Diretora do Departamento de Vigilância Sanitária/SL
“A AURA DE HONESTIDADE DO DR. MAROCA PODE VIR ABAIXO.” DIZ CARTA LIDA NESTA TERÇA NA CÂMARA, PELO VEREADOR CAIO
Li denuncias no jornal A Noticia querendo denegrir a imagem do nobre amigo.
Mas A AURA DE HONESTIDADE DO DR. MAROCA pode vir abaixo.
Veja:
A obra do CRAMAN conduzida pela Andrea Andrade atendendo vontade da esposa do prefeito e naturalmente com seu consentimento recebeu “doações” da PRFISAN, empreiteira do PAC.
Cinco exaustores subcontratados pela PREFISAN à ENGECOP LTDA. Fone 37732831 valor da nota 10800,00 (houve desconto) e montados pela VENTILADORES EOLICOS fone 91048367 transportados no veiculo placa GWL 8375.
Está já acertado também a reforma de mais 2 galpões onde a PREFISAN já autorizou a compra (acertado entre o prefeito MAROCA. DR EFREN E DR GUARACI).
Em resumo: aumentam as quantidades das medições das obras do PAC pelos engenheiros da construtora “sabe-se lá quantas vezes”, utilizando RECURSOS FEDERAIS para executar obras onde a má administração deixa faltar.
Deve-se lembrar que a equipe do PAC da prefeitura não têm competência formal ou seja curricular para suas atribuições de fiscalização.
Vejamos:
Nomeia-se o DR FLAVIO, Dra. VIIANE ambos arquitetos portanto não consta em suas GRADE CURRICULARES atribuições para fiscalizar ou executar ou medir obras de drenagem, pavimentação, água e esgoto. O fizeram nas obras ONIX ENGENHARIA e PAC do bairro Verde Vale Da PREFISAN. Também a senhorita GABRIELA ANDRADE sobrinha da Dra. ANDREA MEDEIROS DE ANDRADE colocada no cargo de fiscal das obras do PAC por pedido ao Dr. PAULO ROGERJO CAMPOLINA é estudante iniciando ainda seu curso de Engenharia Também o DR. GERALDO GUARACI é engenheiro Agrimensor, não possuindo atribuição para assinar como engenheiro fiscal.
EM RESUMO fica claro as “facilidades” que têm as empreiteiras de manipular as medições
DR. EFREN coordenador das obras do PAC da PREFISAN em Sete Lagoas comenta “nunca esteve tão bom para a empresa em Sete Lagoas” os fiscais apenas assinam as medições “não entendem nada”
Fica evidente que OS DESVIOS ANUNCIADOS PELA POLICIA FEDERAL na gestão do Dr. Leone Maciel ESTÃO OCORRENDO E AGORA orquestrados pelo prefeito, seu irmão secretario (o DR. GUARACI é como ele diz de sua inteira confiança).
Tratando-se de RECURSOS FEDERAIS, deve-se apurar com rigor e denunciados os envolvidos no Ministério Publico na Policia Federal e na Câmara de Vereadores.Verifique as requisições, notas fiscais dos materiais empregados, cheques de quitação, origem destes etc.
O DR GERALDO GUARACI Já comenta que qualquer problema em pequenas obras ou materiais ele “resolve” com o DR EFREN. Como diz o DR. PAULO ROGERIO “não podemos ficar sem a VIASOLO (da limpeza urbana) o que seria de nossas obras? Existem operários da empresa que prestam serviços na prefeitura, por exemplo uma faxineira na secretaria de obras.
Nunca se viu tamanha promiscuidade entre uma administração e as empreiteiras.
Desejo sorte ao nobre amigo e que continue a merecer a confiança dos – homens de bem.
UM FUNCIONARIO ENGANADO PELO PREFEITO MAROCA.
Sete Lagoas, 04/10/2009"
O BLOG AGORA TERÁ UM CORRESPONTE ESPECIAL EM BH, ELE VAI NOS DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO DE VEZ EM QUANDO
*
Esquerdistas travestidos de sindicalistas, mais uma vez, botam terror em meio à greve
Não é a primeira vez em que assistimos aos atos inescrupulosos de um determinado setor trabalhista que por mera avidez entra em greve e proporciona o caos para os demais habitantes. Desde as primeiras horas de ontem (dia 22), cerca de 85% da frota dos transportes coletivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte está fora de circulação devido à paralisação dos rodoviários. A atual Lei de Greve prevê que para serviços básicos como o transporte público ao menos 30% de funcionamento deve ser disponibilizado aos cidadãos. E o que mais? Já foram contabilizados ao menos 200 ônibus depredados, isso sem contar com os da capital que tiveram pneus furados e outro que foi incendiado no túnel da Lagoinha - umas das principais vias de acesso ao centro da cidade.
A classe deseja 37% (!!!) de aumento, jornada de seis horas de trabalho, entre outros benefícios. Antes que alguém diga: Ah! Então você é contra os pobres motoristas e trocadores que passam horas no trânsito sendo mal remunerados? Não, de forma alguma. Sei muito bem o quanto é desgastante o trânsito nos grandes centros urbanos, mas, cá entre nós, TRINTA E SETE POR CENTO DE AUMENTO? Reajuste demasiado!
Sou contra esses palhaços que conduzem os protestos a uma situação de guerra civil e que não sabem medir os seus direitos. Quanto à greve, sim, eles devem realmente fazer uso desse dispositivo desde que seja utilizado de acordo com as leis. É um direito garantido pela Constituição brasileira, portanto esses trabalhadores estão recorrendo a uma importante ferramenta democrática que auxilia na manutenção ou obtenção de suas reivindicações.
Contudo, a esquerdopatia fala mais alto na cabeça de alguns jagunços da ideologia bocó revolucionária. Eles desconhecem, infelizmente, o debate. Aliás, se bobear, até conhecem, porém em nome da “causa” aprenderam com os facínoras comunistóides que o porrete é o mais útil para suas deliberações – ou melhor, para IMPOR a um estado democrático suas ideias. Não se iludam amigos. Eles estão infiltrados em todas as instituições. Enquanto existir a influência canalha desses bandidos travestidos de sindicalistas, haverá desordem e baderna nas cessões coletivas de trabalho.
Seu E-mail:
Olá, Leonardo.
Quanto tempo!
Os últimos meses foram bem conturbados. Muito trabalho na "Tv dos Mineiros". Estou cobrindo a produção das editorias de Esporte e de Polícia. Por isso a falta de tempo conciliada aos estudos. Vou me formar esse ano e por isso o último semestre foi bem corrido.
Mas, enfim, arrumei um tempo para colaborar com você. Ah! Mas nesse meio tempo não deixei de verificar constantemente o seu blog. O trabalho está bem centrado na cobertura local! Gostei disso!
E esse ano será que vamos conseguir desbancar a turma vermelha e a Sra. - ex-terrorista -, Dilma? Tomara que sim! Esse país precisa de ânimo novo!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
NOVIDADES!!!
Ah, e voltado ao assunto NOVIDADES recomendo-lhes inscreverem seus e-mails na ferramenta do Google, que está acima da foto para receberem as atualizações do blog. Além de ser muito eficiente o serviço e termos resguardado a nossa total privacidade do e-mail, eu próprio assino; a vereadora suplente, Marli de Luquinha (PMDB), também. Ela me disse outro dia: "agora sou assinante também".
É, o serviço é ótimo, seguro e o melhor: é grátis. E para assinar é simples: você coloca o e-mail no lugar onde está escrito: "Digite seu EMAIL e receba atualizações grátis", clica em enviar. Em seguida abre-se a página do Feedburner e você coloca as letras de segurança. Ok! Vai chegar no seu e-mail o link de confirmação é só clicar no link e você passa a receber as atualizações em seu e-mail. Acho, amigos leitores, que como a Marli vocês vão gostar do serviço de entrega de informações.
Parabéns Adiantado pela Assinatura!,
Leonardo Barros.
Na Câmara
Líder do DEM mantém prazo para saída da Paulo Octávio
BRASÍLIA - O líder do Democratas na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), disse que mantém até esta quarta-feira, 24, o prazo para que o governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio, decida se desfiliar do partido ou renunciar ao governo. "Já há maioria formada no partido pela expulsão sumária", disse.
O prazo foi dado depois que o governador licenciado, José Roberto Arruda, foi preso. Com Paulo Octávio assumindo interinamente o comando da capital, o partido determinou que todos os integrantes do governo do Distrito Federal que sejam do Democratas saiam imediatamente se quiserem ficar no partido, inclusive Paulo Octávio.
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) tem a mesma opinião. Segundo ele, o partido não irá ceder ao governador interino. "Se ele quiser ficar no governo, tem de sair do DEM. Senão, não tenho dúvidas de que será expulso", disse. Mais
DISCUTIR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Quanto de recursos públicos ela recebe para custeio e investimento? Qual é a sua contrapartida em atendimento a população? Por que esse o Governo Maroca tem sido tão benevolente com este hospital, aceitando por exemplo o corte de serviços? Por que o Governo Maroca tem dado tanta proteção, até mesmo da "concorrência" de um futuro hospital público, o Regional, que por isso virou pronto socorro?
Há muito mais questões a serem levantadas e audiência pública pode o momento oportuno para isso, espero que Renato Gomes não recue de sua intenção anunciada ontem. Aliás, após a saída da liderança que nunca exerceu de fato, porque para ele um líder não tem que defender o prefeito, espero ver renascer um vereador. Renato se conseguir se desvencilhar de algumas más influências que estão muito próximas dele - dentro do seu partido, não falo de gente do seu gabinete - pode reviver com força para uma verdadeira representação parlamentar (comprometida com a sociedade). Sua fala ontem apesar do entrevistador João Carlos de Oliveira, que tem hábito de tutelar seus entrevistados se ele julga que estes em suas falas desagradam aos seus clientes públicos, da esperança de vermos um bom líder para as causas da população.
SÓ PARA REGISTRO
Os vereadores sobretudo o líder na época, Luis Carlos de Oliveira, notaram que se tratava de coisa séria, mas a Câmara ignorou a denúncia. A Polícia Federal não, 50 dias depois, na sexta-feira, 20 de junho de 2008, ela bateu na prefeitura e quem conhece um pouco do inquérito que ainda está em curso, sabe das coincidências entre a minha exposição e as diligencias feitas. Ontem, segunda-feira, eu fiz uma nova denúncia apresentando contradições que podem se revelar indícios...
PESQUISA PARA O SENADO MINAS GERAIS
POR EVANDRO SPINELLI, NA FOLHA:
O ex-presidente Itamar Franco (PPS) ampliou sua vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) na disputa pela segunda vaga de senador em Minas. Aécio Neves (PSDB) continua liderando com folga, aponta pesquisa Datafolha.
Datafolha passa a divulgar índice dos votos válidos para senador
Na semana em que Aécio apresentou um depoimento do candidato a presidente de seu partido, José Serra, no horário eleitoral, ele passou de 71% para 67%, uma variação no limite da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Já Itamar, que mostrou Aécio em seu programa eleitoral, variou de 40% para 43%. Ele agora tem 11 pontos de vantagem sobre Pimentel, que manteve os 32% da pesquisa anterior.
Zito Vieira (PC do B) tem 3%. Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS) têm 2% cada um. Com 1% estão José João da Silva (PSTU), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL).
Os indecisos para uma são 24% e 13% não sabem em quem votar para as duas vagas de senador.
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 31.369/2010. Foram ouvidos 1.974 eleitores em 88 cidades mineiras na terça e quarta-feira desta semana.
POR CARLA KREEFFT, NO O TEMPO:
A última pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 11 e 13 de setembro sobre as intenções de voto para o Senado em Minas Gerais, mostra o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) na liderança. Ambos seriam eleitos para representar o Estado se o pleito fosse hoje.
Aécio é a primeira opção de voto de 66,89% dos pesquisados e a segunda possibilidade de voto de 4,58%. Somando as duas opções, Aécio é o escolhido de 71,50% dos eleitores mineiros.
O ex-presidente Itamar, aliado de Aécio Neves, aparece na segunda colocação no levantamento. Ele é a primeira opção de 5,50 % dos pesquisados e a segunda de 34,70%. Somando as duas preferências do eleitorado, o ex-presidente e ex-governador é o predileto de 40,20% dos interrogados.
Já o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) aparece como primeira opção de voto de 12,36%. Ele é a segunda alternativa de 22,01% dos pesquisados. No total das opções, Pimentel é escolhido por 34,40% dos entrevistados.
Bem atrás. Já Zito Vieira, candidato pelo PCdoB e aliado de Pimentel, aparece como a primeira opção de voto para 0,05% dos entrevistados. Ele é a segunda possibilidade de voto de 1,98% dos entrevistados no Estado. Na soma das duas opções, Zito aparece na terceira colocação com 2% das intenções de voto.
Nenhum dos outros candidatos ao Senado por Minas Gerais alcançou 1% das intenções de voto na primeira e segunda opções e nem na soma delas.
Do G1 MG
INTENÇÃO DE VOTO PARA O SENADO EM MINAS GERAIS %
Resposta estimulada e múltipla
Aécio Neves (PSDB) 67%
Itamar Franco (PPS) 42%
Pimentel (PT) 29%
Marilda Ribeiro (PSOL) 3%
Zito Vieira (PCdoB) 3%
Rafael Pimenta (PCB) 3%
José João da Silva (PSTU) 1%
Miguel Martini (PHS) 1%
Betão (PCO) 1%
Efraim Moura (PSTU) 1%
Mineirinho (PSOL) 1%
Alfredo (PRB)* 1%
Em branco/nulo/nenhum 13%
Não sabe 35%
(*) Candidatura indeferida pelo TRE.
Fonte: Datafolha
Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PSB) lideram a disputa pelas duas vagas ao Senado por Minas Gerais segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (16).
O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) lidera com 67% das intenções de voto. O ex-presidente da República Itamar vem em segundo, com 42% das preferências. Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, aparece em terceiro lugar, com 29% das intenções de voto.
Na pesquisa anterior, Aécio tinha 64% e Itamar 44%. Fernando Pimentel aparecia com 30%.
Marilda Ribeiro (PSOL), Zito Vieira (PCdoB) e Rafael Pimenta (PCB), vêm em seguida, com 3% das intenções de voto cada.
José João da SIlva (PSTU), Miguel Martini (PHS), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL) têm 1% cada. Alfredo (PRB) teve a candidatura indeferida pelo TRE, mas ainda aparece na pesquisa Datafolha e teve 1% das intenções de voto.
Outros 13% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. O percentual dos eleitores que não sabem em quem votar para o Senado atingiu 35%. O Datafolha consultou 1.685 eleitores de 8 a 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal regional Eleitoral com o número 69732/2010.
DATAFOHA SENADO 3 SETEMBRO DE 2010 - PIMENTEL CRESCE E CHEGA A 30%. AÉCIO CAI E FICA 64%. ITAMAR MANTÉM OS 44%.
Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, continua crescendo desde o início do horário eleitoral e passou de 25% para 30%.
A seguir aparecem José João da Silva (PSTU), com 3%, e Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS), com 2% cada um.
Alfredo (PRB), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU), Mineirinho (PSOL) e Zito Vieira (PC do B) têm 1% das intenções de voto cada um.
PESQUISA IBOPE 3 DE SETEMBRO DE 2010:
O Ibope perguntou ainda aos entrevistados as intenções de voto para o Senado. Dois candidatos serão eleitos em Minas Gerais. Aécio Neves (PSDB) caiu um ponto em relação à outra pesquisa do órgão e apresenta 67% dos votos. Itamar Franco (PPS) aparecia com 44% e tem 41%. Fernando Pimentel (PT), que tinha 21% passou para 23%. Os votos brancos ou nulos somavam 8% e agora permanecem com os mesmos 8%.Os pesquisados que ainda não sabem em quem votar eram 31% e passaram para 33%.Com 1% cada, aparecem Marilda Ribeiro (PSOL), Betão (PCO), Miguel Martini (PHS), Efraim Moura (PSTU), Mineirinho (PSOL) e Zito Vieira (PC do B). Rafael Pimenta (PCB) e José João da Silva (PSTU) não atingiram 1% das intenções de voto.
NOVA PESQUISA SENADO MG (30/08/10)
Aécio e Itamar mantêm larga vantagem para o Senado, diz EM Data
pesquisa foi feita com 1,1 mil eleitores de 51 municípios entre a quinta-feira e o domingo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada a lista com os nomes dos candidatos, Aécio Neves continua na liderança, mas com 38% das intenções de voto – metade do índice apresentado na pesquisa estimulada. Desta vez, Itamar e Pimentel aparecem empatados tecnicamente, com 15% e 13% respectivamente. Os outros candidatos não atingiram pelo menos 0,5%. Os votos brancoS e nulos somaram 129% – como são dois votos para senador, a soma é 200%.
A pesquisa analisou ainda o potencial de votos dos candidatos nas seis mesorregiões de Minas Gerais. O ex-governador Aécio Neves lidera a corrida em todas elas – com percentuais que variam de 64% no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste a 86% na Região Central, Vertentes e Oeste. O ex-presidente Itamar Franco aparece na segunda colocação em cinco delas, com índices que vão de 39% no Norte, Jequitinhonha e Mucuri a 55% na Região Central, Vertentes e Oeste. Itamar Franco perde a segunda colocação apenas na Região Metropolitana, onde Fernando Pimentel, que já comandou a Prefeitura de Belo Horizonte por dois mandatos, aparece com 35% das intenções de voto. Na região, Itamar é o preferido de 28% dos entrevistados.
Da Folha:
Aécio Neves (PSDB) é o candidato mais bem votado entre todos pesquisados pelo Datafolha e agora lidera a disputa por uma das vagas ao Senado de Minas Gerais com 70% das intenções de voto (ele tinha 68% no levantamento anterior).
Segundo Pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, em segundo lugar está Itamar Franco (PPS), com 44% (tinha 47%). Fernando Pimentel (PT) subiu cinco pontos e agora tem 25%.
Marilda Ribeiro (PSOL) tem 3% das citações, Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS) tem 2% cada um. Têm 1% das intenções de voto Mineirinho (PSOL), José João da Silva (PSTU), Alfredo (PRB), Zito Vieira (PC do B), Betão (PCO) e Efraim Moura (PSTU).
Entre os eleitores mineiros, 10% afirmam votar em branco ou anular o voto para uma das vagas, e 5% para as duas. Estão indecisos sobre uma das vagas 22%, e para as duas, 10%.
Foram ouvidos 1.261 eleitores em 52 municípios de Minas Gerais. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.452/2010.
- AÉCIO DE 70% PARA 69%.
- ITAMAR DE 39% PARA 43%.
- PIMENTEL DE 18% PARA 19%.
- Marilda Ribeiro (PSOL) CONTINUA COM 2%.
- BRANCOS E NULOS ERAM 11% PARA 8%.
- NÃO SABEM EM QUEM VOTAR ERAM 29% AGORA SÃO 30%.
- Miguel Martini (PHS) Rafael Pimenta (PCB), Betão (PCO), e Alfredo (PRB), Zito Vieira (PC do B)têm 1% cada um.
- Mineirinho (PSOL), Efraim Moura (PSTU), José João da Silva (PSTU) não atingiram um por cento da intenção de voto.
- Margem de erro 2%.
Matéria relacionada:
PESQUISAS ELEITORAIS PARA GOVERNADOR DE MINAS 2010
JOÃO GUALBERTO JR., NO O TEMPO:
Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) continuam como favoritos na disputa pelo Senado em Minas. É o que revela a nova pesquisa DataTempo/CP2. No levantamento em que a primeira e a segunda opções dos entrevistados são somadas, o ex-governador é líder absoluto, com 75,50% da preferência do eleitor. Já o ex-presidente aparece com 43,20% na soma das intenções. Na terceira colocação está o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), citado por 24,40% no cenário acumulado. Como neste ano serão escolhidos dois novos senadores, o DataTempo/CP2 questionou quais serão o primeiro e o segundo escolhidos.
A diferença de 18,8 pontos percentuais de Itamar para o petista e a liderança absoluta do tucano parecem revelar que o quadro sucessório está consolidado. Porém, muitos eleitores estão em dúvida, e, enquanto as intenções do ex-presidente demonstram queda nos últimos meses, a curva de Pimentel sobe. Em maio, a distância entre os dois era de 39,6 pontos. Em junho, quando foi divulgada a pesquisa mais recente, a margem sofreu uma queda brusca, indo para 23,3 pontos. Agora, em agosto, a diferença aparece 4,5 pontos menor.
Quadros. No cenário de primeira opção, que revela o nome preferido do eleitor, Aécio mantém grande folga. Ele está na frente, mencionado por 68,76% dos entrevistados. O segundo lugar é o ex-presidente, mas distante, com 9,88% da preferência. Já Pimentel, ainda em terceiro, tem 5,79%.
Já o quadro que traz a segunda alternativa revela a indecisão do eleitorado mineiro. Das pessoas ouvidas na sondagem, 28,11% responderam não saber em quem vão votar para o Senado. O índice é próximo ao obtido pelo primeiro colocado, Itamar, citado por 33,32%. Pimentel vem em segundo, com 14,66 pontos a menos, e Aécio tem 6,70%.
O ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) amplia sua vantagem na disputa por uma das duas vagas ao Senado por Minas Gerais e tem o melhor desempenho entre os candidatos pesquisados pelo Datafolha.
Segundo pesquisa feita de 9 a 12 de agosto, Aécio tem 68% das intenções de voto, seis pontos a mais do que no levantamento anterior, de 20 a 23 de julho. Em segundo lugar aparece o ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 47% (41% em julho).
Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, caiu de 23% para 20%, mas continua em terceiro.
Os demais candidatos em Minas estão bem atrás. Miguel Martini (PHS) e Marilda Ribeiro (PSOL) tem 3% cada um. Rafael Pimenta (PCB), Betão (PCO), José João da Silva (PSTU) e Alfredo (PRB) têm 2% cada um. Mineirinho (PSOL), Efraim Moura (PSTU) e Zito Vieira (PC do B) têm 1% cada um.
Brancos e nulos somam 15%, e 35% estão indecisos.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.264 eleitores de 51 cidades mineiras. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 22754/2010. Os contratantes são a Folha e a Rede Globo.
A seguir pesquisa passada:
POR ANDERSON ALVES, NO TEMPO:
Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto DataTempo/CP2 mostra que, se as eleições fossem hoje, o governador Aécio Neves (PSDB) e o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), seriam os dois senadores eleitos por Minas. O levantamento mostra, ainda, que o tucano e o peemedebista são seguidos de perto pelo vice-presidente da República, José Alencar (PRB).
Como na eleição de outubro o eleitor terá que votar em dois candidatos ao Senado, a pesquisa levou em conta as duas opções e, também, a soma dos dois votos - ou seja, qual o postulante preferido se considerados os dois cenários.
No levantamento estimulado - em que é apresentado ao eleitor uma lista com os nomes dos pré-candidatos -, Aécio Neves foi citado como primeira opção por 48,22% dos eleitores, seguido por Hélio Costa, com 13,19%, José Alencar, com 9,67%, e Itamar Franco, que soma 6,93% da preferência do eleitorado. Também figuram na lista o senador Eduardo Azeredo (PSDB), com 4,28%, o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), com 4,09%, o ministro Patrus Ananias (PT), com 3,95%, e o presidente do PR de Minas Gerais, Clésio Andrade, com 0,34%.
Já o nome mais citado como segunda opção é o do vice-presidente José Alencar, com 15,26%. Em seguida, aparecem Hélio Costa, com 13,86%, e Aécio Neves, com 12,42%. Nesse quesito, o índice de eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam é de 19,68% e supera até mesmo o percentual de menções feitas a Alencar, segundo a pesquisa. Outros nomes citados como segunda opção são os do ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 11,41%, Pimentel, com 8,90%, Azeredo, com 6,69%, Patrus, com 5,77%, e Clésio, com 0,72%.
Na soma dos dois cenários, Aécio lidera a corrida ao Senado com 60,60% das intenções, à frente de Hélio Costa, que fica em segundo, com 27,00%. José Alencar fica em terceiro, com 24,90% da preferência dos eleitores. Itamar, com 18,30%, Pimentel, com 13,00%, Azeredo, com 11,00%, Patrus, com 9,70%, e Clésio, com 1,10%, também constam na lista da soma de votos.
Pesquisa espontânea. No levantamento espontâneo, quando não são apresentadas opções de nomes, os índices mais altos são os de desconhecimento e de indecisos. Como primeira opção de voto, 44,95% dos entrevistados dizem que não sabem quem poderá concorrer ao Senado, e 33,73% não sabem em quem votar. Em seguida, ainda como primeira opção de voto na pesquisa espontânea, estão Aécio Neves, com 8,57%, Hélio Costa, com 2,50%, e José Alencar, com 1,59%.
Na lista de segunda opção também é alto o número de eleitores que não conhecem os pré-candidatos ou não sabem em quem votar. Segundo a pesquisa, 47,40% dos entrevistados desconhecem os nomes dos postulantes, enquanto 38,07% estão indecisos. Entre os possíveis candidatos citados como segunda opção estão Hélio Costa, com 2,12%, Alencar, com 1,88%, e Aécio, com 1,59%.
Disputa pelo voto em todos os segmentos
Na disputa pelo Senado em Minas, o governador Aécio Neves e o vice-presidente José Alencar possuem fatias semelhantes do eleitorado - mas com vantagem para o tucano, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2.
No levantamento estratificado, considerada a margem de erro, ambos possuem boa aceitação entre eleitores com diferentes níveis de escolaridade (veja quadro). Já o ministro Hélio Costa e os petistas Fernando Pimentel e Patrus Ananias possuem parcelas diferentes dos eleitores - quanto ao nível de escolaridade. (AA)