José Alencar desistiu de ser candidato em outubro. Alencar anunciou a decisão a Lula numa conversa que tiveram entre seis e sete da noite de ontem. Sua conhecida luta contra o câncer que o Brasil acompanha de perto há anos é o óbvio motivo da decisão. Alencar anunciará oficialmente hoje a decisão. Fala Alencar:
- O tumor está diminuindo, vou vencê-lo, mas ainda não estou curado. Acho que eu seria capaz de enfrentar a campanha, mas e o mandato? Então, não seria honesto de minha parte entrar nsta campanha.
São duas as principais consequências da decisão de Alencar.
A primeira é na sucessão de Minas Gerais: sua saída do páreo facililita as alianças da base de apoio de Dilma Rousseff. Agora, PT e PMDB não terão mais o abacaxi de acomodar Alencar na chapa. Na verdade, tanto petistas quanto peemedebistas preferiam Alencar fora da disputa, atuando apenas como umgrande eleitor.
A segunda consequência bate em José Sarney. Por causa da legislação eleitoral, Alencar viajaria para o Uruguai no sábado para não ter que assumir a presidência (Lula irá aos EUA no domingo). Assim, Sarneu voltaria à presidência da República. Não vai mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário