segunda-feira, 7 de junho de 2010

PT TEVE QUE ENGOLIR HÉLIO COSTA COMO CANDIDATO

PT e PMDB oficializam candidatura de Hélio Costa ao governo de Minas

Eduardo Bresciani, no G1, em Brasília:

O PT e o PMDB anunciaram nesta segunda-feira (7) o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa como o candidato da aliança dos dois partidos ao governo de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, após reunião com lideranças do partido e do PMDB. A reunião ocorreu no gabinete da presidência do PMDB.

“Queremos anunciar que a nossa chapa será composta pelo senador Hélio Costa como o candidato ao governo e o companheiro Fernando Pimentel como o candidato ao Senado. É uma chapa com uma perspectiva real. Não será uma eleição fácil, mas há condições de eleger o governador, o senador e dar uma vitória expressiva para Dilma em Minas Gerais”, disse Dutra.
O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) disputava a indicação na aliança entre os dois partidos. O anúncio sobre a indicação de Costa já havia sido feito pelo próprio Pimentel mais cedo, pelo Twitter. Pimentel agradeceu o apoio e antecipou a decisão. “Amigos, agradeço a todos que me apoiaram na pré-campanha. Vamos anunciar a chapa Helio governador, Pimentel senador. E Dilma presidente!”, postou no serviço de microblog.

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP), destacou que a aliança em Minas “ganhou simbolismo” para a concretização da chapa entre os dois partidos em nível nacional. “A questão de Minas ganhou um simbolismo muito grande, e a tendência era de que se a aliança se consolidasse, teríamos a vitória em Minas e a vitória nacional, mas se não se concretizasse, talvez a tendência era de não se concretizar a aliança entre PT e PMDB. Mas trabalhamos em um grande harmonia e temos uma aliança de duas figuras exponenciais em Minas Gerais”, afirmou Temer.

Reginaldo Lopes, presidente do PT de Minas Gerais, afirmou que agora será feito um trabalho junto à militância para se defender a candidatura de Hélio Costa. Ele destacou que a vitória de Costa na disputa interna entre os partidos aconteceu pela influência na questão nacional.

“Nenhuma decisão no PT é simples. Mesmo quando a escolha é entre nós, já é disputado. Então, a partir de agora, é um outro momento com todo mundo unificado pelas candidaturas de Hélio Costa para o governo e Fernando Pimentel para o Senado”, disse Lopes.

Costa agradeceu o apoio recebido e afirmou que seu vice também será do PT. Ele não quis revelar o nome que dividirá a chapa majoritária. “Vamos ter outra figura muito importante do PT de Minas como vice.” Ele destacou que o PMDB é importante aliado do governo Lula e disse que a aliança sairia no estado mesmo se Pimentel tivesse sido escolhido para disputar o governo.

Costa disse ainda que existe uma vaga de candidato ao Senado e as vagas de suplentes de senadores em aberto. Ele afirmou que pretende usar essas vagas para atrair apoios de outros partidos a sua candidatura.

Pimentel, por sua vez, afirmou que vai ainda conversar com a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, para decidir se continuará na coordenação da campanha ou se vai apenas se concentrar na candidatura ao Senado. Ele adiantou que considera “compatível” ter as duas atribuições.

Palanque único
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o principal defensor de um palanque único em Minas e por isso já havia declarado que esperava por um acordo entre o PT e o PMDB no estado. Pimentel, no entanto, insistia na candidatura. "Eu continuo trabalhando com a ideia de que a melhor chapa é formada por nós, do PT, para governador e pelo PMDB para o Senado, mas isso, é lógico, depende de um entendimento da base", declarou o ex-prefeito de Belo Horiozonte, no dia 3 de maio.

Pimentel chegou a disputar prévias internas no PT contra o ex-ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) para ver quem seria o indicado do partido para concorrer ao governo. Pimentel obteve 16.340 votos, 52% dos quase 31,4 mil filiados do PT em Minas. Patrus Ananias obteve 15.093 votos (48% do total).

Nenhum comentário: